Quem somos nós?
O Instituto Emarca, em parceria com a Central Única Nacional, inaugurou uma pequena biblioteca infantil na UPATIJUCA. A iniciativa usa a leitura como recurso terapêutico para acolher e aliviar o estresse das crianças em atendimento, especialmente após os impactos da pandemia. O objetivo é promover um ambiente mais humano e acolhedor nas unidades de saúde.
Biblioteca Infantil Terapêutica na UPATIJUCA – Um Passo para o Cuidado Humanizado
Nesta data, o Instituto Emarca de Pesquisa e Educação Profissional, em parceria com a Central Única Nacional, inaugurou o projeto "Formação de Leitores: Pequena Biblioteca Infantil", implantado como fonte terapêutica na Unidade de Pronto Atendimento – UPATIJUCA. A proposta é simples, porém significativa: oferecer às crianças livros acessíveis, mesmo que apenas para folhear, proporcionando momentos de distração e alívio em meio ao ambiente hospitalar.
Em 2025, observamos os impactos duradouros da pandemia da COVID-19, inclusive entre crianças nascidas ou criadas durante esse período. Pesquisas indicam um aumento expressivo nos níveis de estresse infantil, sobretudo entre aquelas que passaram por atendimentos emergenciais em unidades 24h. Muitas dessas crianças já apresentam sinais que demandam acompanhamento em saúde mental e neuropediatria.
As UPAs, por sua natureza, atendem a um volume elevado de pessoas, sem distinção de origem ou situação social. Isso gera um ambiente de espera tenso e cansativo — especialmente para as crianças, que muitas vezes associam o espaço e os profissionais de branco à dor e ao medo.
Nesse cenário, os livros surgem como uma ferramenta terapêutica simples, porém poderosa. Mesmo um breve contato com a leitura pode proporcionar conforto, distração e acolhimento às crianças em sofrimento ou desconforto físico e emocional.
Nosso objetivo com esse projeto é contribuir para um movimento mais humanizado, sensível e acolhedor no atendimento pediátrico de urgência e emergência. Acreditamos que pequenos gestos, como o acesso à leitura, podem gerar grandes transformações na experiência da criança dentro do sistema de saúde.




